Logo A4

 

RESULTADO da Chamada para artigos sobre avaliação do ensino de pós-graduação

 A comissão avaliadora divulga e parabeniza os autores e autores dos trabalhos selecionados para serem publicados no formato de capítulos de livro até o final de 2022. O A4 agradece a todos autores e autoras que submeteram seus trabalhos a essa chamada que visa incentivar a pesquisa e a reflexão sobre a pós-graduação em ciências sociais por doutorandos e jovens doutores.

Autores: Laurindo P. R. Tchinhama e Lília Maria Mendes Bernard
Título: Formação em docência universitária na Pós-Graduação em Relações Internacionais


Autor: Leonardo Francisco de Azevedo
Título:“É isso que eles te ensinam no Brasil?” : mobilidade acadêmica internacional e a experiência de doutorandos/as brasileiros/as no exterior


Autor: Leonardo Leal Esteves
Título:A formação e a atuação profissional em antropologia no Brasil atual: notas do front de batalha


Autora: Mariana Siracusa
Título:O que os currículos dizem sobre a formação na pós-graduação em Sociologia?


Autor: Mario Luis Grangeia
Título:Judicialização da educação no Brasil: agenda de estudo e duas ações sobre a avaliação da pós-graduação

 

 

 

CHAMADA PARA ARTIGOS - INSCRIÇ~EOS ENCERRADAS

A Articulação das Ciências Sociais (A4), composta pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), preocupada com a grave crise da pós-graduação brasileira, vêm a público convidar a comunidade acadêmica a participar da construção coletiva de reflexão, diagnósticos e conhecimentos sobre os desafios do presente e caminhos futuros.

Objetivo: Identificar, selecionar e divulgar pesquisas recentes e em desenvolvimento de jovens pesquisadores e pesquisadoras (doutorandos/as e recém-doutores/as) sobre a pós-graduação em ciências sociais no Brasil em suas mais diferentes dimensões: Sistema Nacional de Pós-Graduação; políticas públicas e gestão da pós-graduação; práticas de avaliação; experiências profissionais; história, memória e etnografias da CAPES e dos programas de pós-graduação; experiências internacionais etc.

Público-Alvo: Doutorandos e doutorandas regularmente matriculados em programas de pós-graduação em ciências sociais (antropologia, ciência política, sociologia, relações internacionais, políticas públicas) e recém-doutores e recém-doutoras (com até 7 anos do doutoramento).

Objeto da seleção: Artigos para publicação de livro em formato eletrônico e/ou impresso sobre o tema desta chamada. Além da publicação, os trabalhos selecionados receberão R$ 1.000,00 a título de antecipação de direitos autorais. Os artigos deverão ter entre 20 e 30 laudas (espaço 2, tabelas e bibliografia incluídas) no formato doc.

Os originais devem ser enviados para o e-mail: concurso@anpocs.org.br

* Cada candidato ou candidata (sejam autores/as ou coautores/as) só poderá concorrer com 1 artigo.

** Serão selecionados até 12 artigos.

*** A seleção será feita por comitê a ser constituído por profissionais das 3 áreas das ciências sociais
(antropologia, ciência política, sociologia) e divulgado na página da ANPOCS.


Cronograma

Inscrições com envio dos textos: Incrições ENCERRADAS.


Lançamento previsto: 46º. Encontro Anual da ANPOCS


Comitê Executivo:
André Botelho (ANPOCS)
Jacob Carlos Lima (SBS)
Luciana Veiga (ABCP)
Patrícia Birman (ABA)
Gilberto Hochman (ANPOCS) – Coordenador