Publicado em 21/11/219
Pelo quarto ano, o Núcleo de Sociologia da Cultura da USP realiza o Seminário Internacional de Sociologia da Cultura, com mesas temáticas de Literatura, Intelectuais e Poder, Música, Audiovisual, Artes Plásticas e uma sessão de depoimentos de artistas. A conferência de abertura será de Joseph Jurt, professor emérito de literatura francesa na Universidade de Freiburg, professor convidado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na Nouvelle Sorbonne e na Universidade Federal Fluminense (UFF). O seminário será realizado entre os dias 9 e 12 de dezembro na FFLCH/USP.
Publicado em 21/11/2019
Desde o final do século XIX, muitos espanhóis – principalmente os que residem no sul do país - passaram a sentir que a Andaluzia está ligada vitalmente à al-Andalus (Iberia islâmica medieval) e que os desafios enfrentados por eles, hoje – e pelos europeus de maneira mais ampla –, exigem o reconhecimento dessa identidade e de sua continuidade histórica. Descobrindo-se herdeiros de uma identidade histórica profundamente marcada pela tradição islâmica (uma identidade insistentemente negada e apagada no discurso nacionalista espanhol), esses homens e mulheres descobriram que o Islã é parte integrante de suas vidas, perturbando sua identidade europeia, espanhola e andaluz. Nesse seminário, Charles Hirschkind discutirá a memória histórica como um meio de identidade religiosa, ou, mais precisamente, uma interpelação religiosa dirigida a um sujeito fora dos limites dessa religião. Embora seja comum pensar nos legados de al-Andalus como “culturais” e não religiosos, nenhum desses termos modernos faz justiça ao impacto perturbador do passado ibérico sobre aqueles que ouvem seu chamado. Com base na história do andalucismo, é colocada a seguinte pergunta: o que significa para um europeu cristão moderno ser o herdeiro de um passado muçulmano?
Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/716358142108102/
Publicado em 07/11/2019
O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e o BRICS Policy Center convidam a todxs para o seminário "BRICS 10 anos depois: o que esperar para o futuro?".
O Seminário procurará focalizar, por um lado, o processo de transformação na política mundial e no sistema internacional e as implicações no grupo dos BRICS; e, por outro lado, os desafios e restrições enfrentados hoje em seus esforços para se manter como força de mudança na ordem mundial. Nesse sentido, a primeira sessão do evento pretende fazer uma avaliação sistemática do BRICS, seus avanços, suas agendas, as mudanças trazidas no sistema internacional, os déficits, as dificuldades enfrentadas, mas também as possibilidades e perspectivas de futuro.
O evento será realizado entre os dias 07 e 08 de novembro no Auditório do RDC, PUC-Rio - Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea, RJ.
Publicado em 08/10/2019
O objetivo do seminário é traçar um panorama atual da pesquisa sobre desigualdades de acesso e de uso da Internet no espaço urbano, bem como dos impactos de tais evidências para as políticas públicas de inclusão digital. O evento marcará, ainda, o lançamento das publicações “TIC Domicílios 2018” e do estudo setorial “Desigualdades digitais no espaço
urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo".
Publicado em 27/09/2019
Jeremy Adelman graduou-se na University of Toronto, obteve o mestrado em história econômica na London School of Economics e o Ph.D. em História Moderna em Oxford. Atualmente é professor do departamento de História em Princeton e diretor do Laboratório de História Global da Universidade de Princeton. Adelman é autor dos livros Land, Labour, and Capital on the Wheatlands of Argentina and Canada (1994), Republic of Capital: Buenos Aires and the Legal Transformation of the Atlantic World (1999, que recebeu o American Historical Association’s Atlantic History Prize), Sovereignty and Revolution in the Iberian Atlantic (2006) e do premiado Worldly Philosopher: The Odyssey of Albert O. Hirschman (2013).
Publicado em 16/09/2019
Em mais uma edição da série #DiálogosCebrapFolha, Juliano Assunção (Climate Policy Initiative) e Xico Graziano (FGV/SP) debaterão sobre meio ambiente, agricultura e políticas públicas. Mediação: Philippe Watanabe (Folha de S. Paulo).
Publicado em 16/09/2019
The fifth workshop will bring together the insights from the first four events, outlining the lessons learned in terms of cultural changes and emerging identities. The discussion in this fifth workshop will focus on future scenarios, prefigurative futures, challenges and opportunities to secure social inclusion, respect for cultural pluralism, fairness and justice.
********************************************************
CALL FOR PAPERS
Agricultural Frontiers: Lived and Contested Agrocultural Spaces
31 January – 01 February 2020
University of Oxford
Publicado em 11/09/2019
A necessidade urgente de compreender o processo político brasileiro e o propósito de reunir pessoas com diferentes experiências e formações para analisar, refletir e dialogar sobre os problemas atuais fez nascer o Projeto de Cursos Livres do CEDEC. O projeto consiste em um ciclo de minicursos sobre temas diversos composto por nove sessões divididas entre três módulos – Teoria e Pensamento Político, Direitos Humanos e Política no Brasil Contemporâneo. Nosso objetivo é o de oferecer uma formação abrangente que proporcione reflexões teóricas, empiricamente integradas, sobre diferentes aspectos da política e da sociedade brasileira atual: das disputas sobre ideologias políticas, passando pelo pensamento e pelas instituições políticas, chegando até os debates sobre desigualdade social, democracia e sobre o lugar do Brasil na sociedade internacional. A pluralidade de pontos de vista será a regra e a tarefa de aliar pesquisa e ação traduz-se na reunião de diferentes enquadramentos temáticos, teóricos e empíricos.
Confira nossa programação acessando a página do Boletim Lua Nova: https://boletimluanova.org/cedec-cursoslivres/
Publicado em 10/09/2019
Título: I Congresso Interdisciplinar Estruturalismos
Local: UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Datas: 21-25 de Outubro
Inscrição: até 22 de setembro de 2019
Contato: congressoestruturalismos@gmail.com.
Mais informações em: https://congressoestrutura.wixsite.com/estruturalismos
SOBRE
O estruturalismo, conjunto de correntes de pensamento que se desenvolveu por volta da segunda metade do século XX, tem como ponto de partida as análises linguísticas de Ferdinand de Saussure e o seu projeto semiológico. Este movimento tem em comum uma intuição original: lá onde a tradição busca a unidade e o invariante como única forma de um “pensamento rigoroso”, o estruturalismo nos faz perceber que a partir da variação e das oposições podemos fundar uma ciência e um objeto digno de estudo, sendo o indivíduo resultado de um processo anterior: de uma estrutura, de um sistema.
Influenciando a maior parte das produções humanísticas desenvolvidas na década de 60 até os dias de hoje, o estruturalismo possui a instigante propriedade de unir diferentes vozes que, nos sentidos múltiplos de suas produções, ecoaram em um certo uníssono. Seria isso que, portanto, há de comum entre o linguista R. Jakobson; o antropólogo C. Lévi-Strauss; o psicanalista J. Lacan; o marxista L. Althusser e o crítico literário R. Barthes; e diversos outros pensadores que se inscrevem nessa tradição inesgotável.
No I Congresso Interdisciplinar Estruturalismos pretendemos reunir a diversidade presente neste movimento que repercute por diversas áreas do pensamento como a Linguística, a Psicanálise, os Estudos Literários, a Antropologia, a Sociologia e Filosofia.
CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES
Gostaríamos de convidar a todos que possuem interesse nesse tema a enviar propostas de comunicação para o seguinte email:
congressoestruturalismos@gmail.com.
As comunicações terão duração de 20 minutos e as propostas deverão conter até 300 palavras. O envio deverá ocorrer até dia 22/09. No corpo do email, pedimos que os autores indiquem o nome completo, a titulação, a instituição e a área de pesquisa.
Título: I Congresso Interdisciplinar Estruturalismos
Local: UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
datas: 21-25 de Outubro
contato: congressoestruturalismos@gmail.com
Mais informações em: https://congressoestrutura.wixsite.com/estruturalismos
Publicado em 10/09/2019
O workshop Mare Incognitum é o encontro anual de pesquisadores dedicados ao estudo do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de variadas perspectivas empíricas. Esta terceira edição foca nas possibilidades de formação de uma agenda de temas e problemas de pesquisa que analisem o Tribunal de um ponto de vista comparativo.
O evento é organizado por Rogério Arantes (DCP-USP) e Diego Werneck Arguelhes, professor do Insper. O cientista político Julio Ríos Figueroa (CIDE, México) fará a conferência principal sobre Política e Tribunais na América Latina: Avanços, Desafios e Oportunidades. Os diversos painéis do workshop discutirão temas como Comportamento judicial: interações e estratégias, Políticas públicas e jurisprudência: impactos das decisões judiciais”, “Recrutamento de ministros do Supremo: perfis e relações” e “O Supremo na conjuntura”.
Confira na programação a lista completa dos participantes e participe deste relevante debate!
Informações
Data: 16/09/2019
Horário: 08h00
Local: Sala Marcos Lopes, 2º andar - Insper
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia
(Reprodução: Insper)
Dando prosseguimento às comemorações dos nossos 50 anos, o Cebrap promove, em nova parceria com o Sesc, as 'Jornadas Sesc Cebrap: Pesquisa e Futuro'. Já estão abertas as inscrições para os três primeiros debates - de um total de seis -, que acontecerão no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc que fica na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar (Bela Vista, São Paulo).
Congreso Internacional de Ciencias Sociales y Humanas. LA HISPANIDAD Y LAS PRESENCIAS ANDALUSÍES Y ORIENTALES EN LA OBRA DE GILBERTO FREYRE
De 25 a 26 de fevereiro de 2020
Universidad de Salamanca
Para comemorar o 120º Aniversário de nascimento do sociólogo pernambucano, Gilberto Freyre, o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca organiza o Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas “La hispanidad y las presencias andalusíes y orientales en la obra de Gilberto Freyre”, dirigido pelos professores Ángel Espina (USAL) e Ignacio Berdugo (CEB – USAL) e com a coordenação acadêmica de Mário Hélio Gomes de Lima (Fundação Joaquim Nabuco/Ministério de Educação – Recife, Brasil) e Pablo González Velasco (Doutorando em Antropologia ibero-americana USAL).
12 a 15 de agosto de 2019
9h às 13h
Profa. Pepi Soto Marata. Universidade Autônoma de Barcelona.
Departamento de Antropologia Social e Cultural.
O curso se propõe a oferecer um espaço para a reflexão e a troca de experiências sobre as confluências entre a Antropologia Social e a Educação, em distintos contextos socioculturais e de aprendizagem, com especial atenção a processos de aplicação do saber antropológico e da intervenção socioeducativa. A atividade faz parte do convênio internacional entre a FFLCH/USP e a UAB.
1ª sessão: 12.08.19. ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
Uma proposta de reflexão teórica e etnográfica para uma antropologia sociocultural da educação, inclusive em contextos escolares. Discussão sobre as possibilidades, os limites e os desafios da articulação entre antropologia e educação.
2ª sessão: 13.08.19. ANTROPOLOGIA E INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA
Metodologias de trabalho na formação de professores e outros profissionais, em contextos de diversidade cultural, imigração e desigualdade social. Conteúdos e processos orientados para a transformação social.
3ª sessão: 14.08.19. ANTROPOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Aplicações dos saberes antropológicos para a criação de recursos educativos e a elaboração de propostas de cursos e seminários específicos sobre a convivência e a diversidade cultural, os fenômenos de refúgio e asilo e a introdução de conteúdos curriculares na perspectiva antropológica.
4ª sessão. 15.08.19. ANTROPOLOGIA EM TEMPOS INCERTOS
Reflexões sobre a formação de profissionais reflexivos, a incorporação da antropologia no mercado de trabalho e algumas intersecções técnica e éticas com outras disciplinas e profissionais.
As aulas serão ministradas em espanhol.
Total de 16 horas, com entrega de certificado.
Local: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Prédio das Ciências Sociais. Campus Cidade Universitária. Sala a ser divulgada posteriormente.
Vagas limitadas
Inscrições pelo email: antropoeducaUSP@gmail.com
Ao longo de suas edições, o EBPC se tornou um ambiente favorável à criatividade, inovação e debates sobre o cooperativismo contemporâneo, em suas diferentes vertentes, além de possibilitar um maior estreitamento nas trocas de conhecimento entre a academia, as cooperativas, os órgãos de representação e fomento e demais interessados.
O 5º EBPC está organizado em cinco eixos temáticos: Identidade e Cenário Jurídico; Educação e Aprendizagem; Governança, Gestão e Inovação; Capital, Finanças e Desempenho; e Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais, e incentiva estudos que, dentre outros pontos, promovam a reflexão sobre os efeitos das decisões e atividades das cooperativas na sociedade e no meio ambiente, e que estimulem o comportamento ético e transparente, visando a busca pelo desenvolvimento sustentável em seu verdadeiro sentido.
Com o tema “Negócios sustentáveis em cenários de transformação”, o 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo será realizado em Brasília-DF, de 9 a 11 de outubro de 2019.
Para mais informações, acesse o site do evento.
As sociedades saídas da crise de 2008 têm assistido a processos político-constitucionais que questionam a matriz do constitucionalismo democrático, dando razão aos que consideraram que o século XXI seria o século do autoritarismo, de que a pós-democracia, as democracias iliberais e os populismos são um bom exemplo.
É neste quadro de erosão dos princípios, das organizações e das práticas sociais associadas às democracias constitucionais que se assiste à afirmação das narrativas da crise, da austeridade, da financeirização e da exceção.
Sabia mais sobre a atividade que a ANPOCS realizará durante a 71ª Reunião Anual da SBPC em parceria com a ABA e a SBS.A 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no período de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, MS, tendo como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.
Durante três dias, pesquisadores do Brasil e do exterior se reúnem no Sesc Vila Mariana para discutir democracia, desigualdades, desenvolvimento, movimentos sociais, espaço público e religião. As inscrições para o seminário internacional estarão abertas a partir de 2 de maio.
Confira a programação completa do evento.
A Editora Unifesp convida para o lançamento do livro “As Lógicas Sociais do Gosto”, organizado por Carolina Pulici e Dmitri Fernandes. O evento acontecerá no próximo dia 22 de abril, segunda-feira, às 19h no Futuro Refeitório, localizado na Rua Cônego Eugênio Leite, 808, Pinheiros – São Paulo.
O Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2019.1 apresenta Carlos Benedito Martins (UnB/SBS) com a aula inaugural “A Construção social de um modelo de ensino superior em tempos de globalização" no dia 12 de abril, sexta-feira, às 14h.
A coordenação do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, convida a todos e todas para o seminário "Crime e guerra no Brasil contemporâneo", com a professor Vera Malaguti, da UERJ, no próximo dia 04 de abril, às 17h30 na sala 14 do prédio da FFLCH USP.
Para aqueles que não puderem nos acompanhar ao vivo, haverá transmissão pela IPTV-USP
A história do IESP tem a marca dupla da excelência acadêmica aliada ao enfrentamento de questões cruciais para a agenda pública de nosso país. Nossos grupos de pesquisa, que hoje são mais de 20, estão em constante diálogo com as demandas da sociedade e da administração pública.
O DataIESP surgiu como uma iniciativa de organizar os esforços institucionais do IESP no sentido de atender essas demandas de modo mais sistemático, empregando o imenso cabedal de conhecimentos e competências dos pesquisadores da casa.
As agências de fomento vêm há algum tempo cobrando da pós-graduação um engajamento maior com a sociedade que está para além dos muros da universidade. No presente contexto histórico, em que a informação e a ciência de dados perpassam quase todos os âmbitos da vida humana, a universidade está bem posicionada para fazer essa ponte, contribuindo com o emprego de técnicas de pesquisa e conhecimento acumulado para o aperfeiçoamento de políticas públicas.
Ao cumprir esse papel de ponte entre universidade e sociedade, o DataIESP proporciona também para mestrandos e doutorandos oportunidades de treinamento que vão capacitá-los para o mercado de trabalho.
O evento acontecerá no dia 12/04, sexta-feira, às 17h, na Rua da Matriz, 82 (sala de aula), Botafogo.
Palestrantes: Eliete Bouskela (Diretora científica da FAPERJ) e Maurício Moura (Presidente do IDEIA Big Data).
"El tiempo de los derechos: democracia y ciudadania en Iberoamerica"
9 all 11 de octubre - Universidad Autónoma de Campeche.
Los derechos humanos se han convertido en una lengua franca ampliamente compartida para la crítica pública en los espacios políticos nacionales y globales. No son sólo una idea normativa abstracta ni una mera estipulación legal, sino que expresan una práctica social emergente. Los derechos son parte fundamental de los discursos, movimientos y protestas de la ciudadanía frente a la grave crisis de legitimidad de las democracias del presente. leia mais
A oitava edição do Seminário retoma em um formato único o que antes eram dois eventos: o Seminário da Pós-Graduação e o Seminário da Graduação, realizados pela última vez no ano de 2013.
O Seminário tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e integração dos estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais, nos níveis de graduação e pós-graduação, incentivando, promovendo e divulgando a experiência de pesquisa científica.
A VIII edição do Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE ocorrerá no campus da UFPE em Recife, de 27 a 29 de março de 2019.
Para saber mais, acesse o site do evento.
Inscrições abertas para o XIII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO), a ser realizado entre os dias e 23 e 26 de setembro de 2019, no campus da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP.
Os Encontros bienais da ECOECO objetivam promover um espaço de aproximação e interlocução entre pesquisadores e instituições, bem como divulgar estudos desenvolvidos em suas temáticas de cobertura, incentivando as discussões acadêmicas sobre políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental e divulgando trabalhos e pesquisas científicas mais recentes.
O XIII Encontro recebe até dia 15/04 propostas de trabalhos para Sessões Temáticas.
Acesse a chamada de trabalhos e confira as normas para submissão.
No ano de 2019, o Encontro fará um balanço dos ciclos de criação do patrimônio intelectual e pedagógico nos últimos dez anos de práticas de ensino e pesquisa da sociologia na Educação Básica. O evento será realizado na UFSC, no Campus da Trindade, em Florianópolis, entre os dias 06 e 08 de julho de 2019, tendo como tema “Ensino de sociologia como conquista: dez anos de resistências”.
A divulgação dos GTs acolhidos para compor a programação oficial está prevista para o dia 01/03 e as propostas de pôsteres poderão ser enviadas até o dia 30/03.
Para saber mais, acesse o site do evento.
O III Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, que acontecerá no período de 27 a 30 de agosto de 2019, recebe até o dia 25/03 resumos para as Sessões Temáticas.
Com o título Democracia no século XXI e os desafios para a Gestão Pública, o III ENEPCP reunirá pesquisadores, profissionais, professores e estudantes, de graduação e pós-graduação, em um conjunto de atividades voltadas à discussão desses temas, incluindo conferências, mesas-redondas e sessões temáticas.
O evento discutirá aspectos diversos que se relacionam ao tema Democracia no século XXI e os desafios para a Gestão Pública. Dessa forma, por meio de suas mesas redondas, sessões temáticas e conferências promoverá debates profícuos que dialogam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que se revelam fundamentais para a reflexão acerca dos atuais desafios que se apresentam, atualmente, a gestores públicos no Brasil, a exemplo do objetivo relativo à promoção da educação de qualidade.
Para saber mais, acesse o site do evento.
O IV Encontro PDPP recebe até o dia 09/04 propostas de trabalho nas modalidades oral, facultada a mestrando(a), doutorando(a), mestres e doutores(as) e pôster, destinada a estudantes de graduação e graduados(as).
O evento acontecerá entre os dias 10 e 13 de setembro de 2019, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS. O Encontro terá como formato básico de organização Seminários Temáticos (STs) e Mesas Redondas (MRs), além de Minicursos, Conferência de Abertura e de Sessão de Encerramento.
As propostas devem ser submetidas exclusivamente através do sistema online do IV Encontro PDPP, disponível em http://www.pdpp2019.sinteseeventos.com.br/
A XIII RAM, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de julho, receberá até o dia 25/03 propostas de trabalhos para compor os GTS.
Além disso, também estão abertas as inscrições para Minicurso e Oficinas que acontecerão durante o evento.
A Reunião de Antropologia do Mercosul será sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre – RS.
Para mais informações, acesse o site do evento.
Em que sociedades vivemos? A sociologia brasileira diante de novos desafios nacionais e globais contemporâneos
O 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina entre os dias 09 e 12 de Julho de 2019. Possui como objetivo abordar a emergência de uma pluralidade de novos fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais que se manifestam na sociedade brasileira e em outras partes do mundo, em distintos ritmos e configurações. Estes fenômenos perpassam tanto o espaço público das sociedades contemporâneas quanto o processo das subjetividades.
A partir do dia 25/02 está prevista a divulgação dos resultados das mesas-redondas, pôsteres na modalidade "Sociólogos do Futuro" e trabalhos aprovados nos GTs. As inscrições estão abertas para os Minicursos que acontecerão nos dias 10,11 e 12 de julho das 07h30 às 08h30.
O XVI Encontro Nacional da ABET, que será realizado em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, no período de 03 a 06 de setembro, abre chamada de trabalhos para Mesas Redondas e Grupos Temáticos.
A submissão de propostas de Mesas-Redondas deverá ser feita até o dia 11/03, e a submissão de trabalho para os Grupos Temáticos até o dia 25/03.
O Prêmio ABET tem finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referidos ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.
Para saber mais, acesse o site do evento.
Com o objetivo de refletir sobre a evolução da importância da mulher na ciência, as dificuldades para as cientistas chegarem aos cargos de liderança, bem como iniciativas que incentivam meninas a se interessarem e escolherem as carreiras de ciências, a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza na próxima segunda-feira, 11 de fevereiro, o seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência”, na sua sede em São Paulo. O evento, que também terá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube, tem apoio do Programa L’Oréal-Unesco-ABC “Para Mulheres na Ciência”.
Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality
Twenty years after the start of our century, the optimism of the Millennium has faded and the challenges we face for living together on a limited planet are even more urgent.
While the expansion and the deepening of democratization was taken for granted at the turn of the Millennium, democracy has been at stake in an increasing number of countries, while its key component such as diversity and equal respect for all citizens are threatened. The hope for a global democracy able to tackle global issues such as climate change, migrations and rising inequalities have faded. It has now become clear that to face global challenges, democracy needs to be re-invented within and beyond the representative system. read more
Call for Sessions: February 4 - March 15, 2019
For more information, access the site
XXXII Congresso Internacional ALAS Peru 2019: Rumo a um Novo Horizonte de Sentido Histórico de uma Civilização da Vida.
A ALAS convida a comunidade sociológica e das ciências sociais da América Latina, do Caribe e do mundo para dialogar e debater a crise do sistema-mundo moderno/colonial, buscando construir um novo horizonte de civilização da vida na unidade humanos-natureza, pessoa-vida social, ciência-vida, estética-vida, ética-vida. Um horizonte onde o bem-viver nos junte a um nós transcultural como seres vivos, unindo o que a modernidade/colonialidade separou: o bom, o verdadeiro e o belo.
O prazo de submissão de propostas para os GTs termina dia 31 de janeiro de 2019.
Para saber mais, acesse o site.
O IV Simpósio de Gênero e Sexualidade (Sigesex) já possui data marcada. O evento será de 22 a 24 de maio, na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul (MS).
O tema do encontro será "Gêneros, sexualidades e conservadorismos: a política dos corpos, os sujeitos e a disputa pela hegemonia dos sentidos culturais”.
Entre as atividades propostas para o simpósio, haverá conferências, palestras, grupos de trabalho e debates, com o objetivo de discutir o avanço do conservadorismo, suas decorrências no campo dos estudos de gênero e da sexualidade e as novas possibilidades de arranjos políticos e institucionais que se organizam no mundo contemporâneo.
O evento é realizado pelo grupos de pesquisa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS): Laboratório de Estudos da Violência, Gênero e Sexualidade (LEVS) e pelo Núcleo de Estudos de Gênero (NEG).
Além de contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Cátedra UNESCO/UFGD "Diversidade cultural, gênero e fronteiras" e do GT de Gênero da Associação Nacional de História (seção MS).
Para mais informações, acesse o site.
O seminário Precariedade, Performatividade, Política é um evento organizado por discentes da pós-graduação de diversos departamentos e que contará com financiamento interno da PUC-Rio. Trata-se de um seminário interdisciplinar, aberto à submissão de trabalhos de pessoas de todas as áreas, da PUC e de outras universidades, a serem selecionados e alocados em mesas redondas de acordo com afinidade temática. A proposta é reunir pessoas que estejam trabalhando com conceitos oferecidos pelo trabalho da filósofa contemporânea Judith Butler para promover discussões que atravessem áreas filosóficas, sociológicas, políticas, artísticas, jurídicas etc.
O seminário será aberto ao público, que deverá fazer inscrição como ouvinte a partir do dia 10 de março. Já as inscrições de trabalhos devem ser feitas até dia 10 de fevereiro.
Para mais informações, acesse aqui.
O Grupo de Pesquisa em Pensamento Social e Político Brasileiro – Ariadne –, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (PPGCPRI/UFPB), convida estudantes e pesquisadores do país a participarem da III Jornada de Pensamento Político Brasileiro.
O evento envolverá representantes de 17 diferentes Universidades e programas de pós-graduação e envolverá 9 mini-cursos, 6 mesas-redondas, 6 Grupos de Trabalho e 3 conferências, estes referenciados em seis eixos temáticos:
- A Questão Nacional no Pensamento Político Brasileiro
- Intelectuais, Paradigmas e Escolas no Pensamento Político Brasileiro
- Instituições, Participação e Representação no Pensamento Político Brasileiro
- Ideologias Políticas no Brasil
- Pensamento Internacional Brasileiro
- Teoria e Método para o Estudo da História das Ideias Políticas
A III PPB ocorrerá de 27 a 29 de março próximo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Para mais informações clique aqui.
Entre os dias 29 e 31 de janeiro, o IESP-UERJ, em parceria com a BIB-Anpocs, sediará o Seminário "Sociologia Hoje: Temas e Debates", que receberá cientistas sociais de todo o Brasil para discutir balanços da produção bibliográfica recente em suas respectivas áreas. Temas como raça, gênero, trabalho, educação, religião, violência, movimentos sociais, cultura, ruralidades, pensamento social etc. serão debatidos em sessões matutinas e vespertinas. Não é necessária inscrição prévia e a participação é aberta (no limite dos lugares disponíveis).
Após 40 anos desde sua primeira edição, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convoca o Encontro Nacional de Pós-Graduandos (ENPG). A 8ª edição do histórico fórum do Movimento Nacional de Pós-Graduandos (MNPG), símbolo da resistência democrática da década de 70, ocorrerá em 06 a 10 de fevereiro de 2019, em Salvador, na Bahia. De caráter consultivo e assim como outrora, o fórum tem por objetivo mobilizar, articular e reunir lideranças e associações de pós-graduandos de todo o brasil para discutir, debater e renovar as pautas do MNPG frente aos novos desafios que se descortinam para pós-graduação, educação, ciência e tecnologia e democracia brasileira.
Esse encontro da Direção Nacional da ANPG com a base de todo o movimento ocorrerá simultaneamente com o 4 ° Encontro Nacional de Grêmios da União Brasileira dos estudantes Secundaristas (ENG da UBES) e o 15ª Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes (CONEB da UNE). Reunidos pela primeira vez na história do movimento estudantil, as três entidades convocam suas bases sob a temática “A organização estudantil na resistência democrática” para discutir o futuro do Brasil, elaborar e aprovar uma pauta em comum entre os três segmentos estudantis.
Para saber mais, acesse o site.
O III Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu é uma reunião científica organizada pelo Grupo de Estudos em Pierre Bourdieu (GEBU), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Espera-se que o 3EEPB seja um espaço promotor de discussões entre especialistas, além de abrir espaço para diferentes áreas do conhecimento em humanidades, propiciando aproximações múltiplas em relação à teoria e aos temas bourdieusianos atuais. Nessa edição, dois temas terão destaque: o mercado de produção de bens simbólicos e os desafios contemporâneos da sociologia bourdieusiana. O Encontro acontecerá entre os dias 04 e 06 de dezembro de 2018, no IFCH/Unicamp.
O INCT-INEU convida pesquisadores, acadêmicos, estudantes, profissionais e demais interessados para participar do Seminário Governo Trump - Primeiro Tempo: as eleições de 2018 e perspectivas, que acontecerá dia 28 de novembro (quarta-feira), na Praça da Sé, nº 108 - São Paulo.
O evento terá início às 09h.
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 27 a 29 de novembro, o seminário “Teorias Sociológicas para Pensar o Brasil Hoje”. O encontro será realizado à tarde e à noite, com programação nos auditórios da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) e da Faculdade de Educação (FAE).
O evento faz parte de um conjunto de encontros intermediários ao 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), que ocorrerá em julho de 2019 com o tema “Em que sociedade vivemos? A sociologia diante dos novos desafios locais e globais”. O Seminário em Pelotas tem como objetivo reunir os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel e convidados para apresentar suas discussões teóricas e pesquisas que abordem os temas contemporâneos que permeiam a temática do Congresso da SBS.
As inscrições já estão abertas.
Entre os dia 05 e 10 de novembro acontece a Mostra de Filmes do Homem Brasil. A edição deste ano tem como temática as Etnigrafias Audiovisuais: a humanidade através das lentes.
Locais das exibições:
Casa de Cultura Japonesa - Av. Prof. Lineu Prestes, 159
Prédio de Geografia e História - Auditório Milton Santos - Av. Prof. Lineu Prestes, 338
CINUSP - Rua do Anfiteatro, 181, Colméias Favo 4
Matilha Cultural - Rua Rego Freitas , 542, República
Confira a programação completa do evento clicando aqui.
A oitava edição do Seminário retoma em um formato único o que antes eram dois eventos: o Seminário da Pós-Graduação e o Seminário da Graduação, realizados pela última vez no ano de 2013. O Seminário tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e integração dos estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais, nos níveis de graduação e pós-graduação, incentivando, promovendo e divulgando a experiência de pesquisa científica.
As submissões de resumo foram prorrogadas até o dia 07 de novembro, às 20:00. O formulário online para submissão de resumos será desativado pontualmente às 20:00, a partir de então sendo possível apenas se inscrever como ouvinte.
O evento ocorrerá no campus da UFPE em Recife, de 27 a 29 de março de 2019.
Comissão Organizadora:
Haína Coelho (doutoranda do PPGCP-UFPE)
Evertton Lira (mestrando do PPGCP-UFPE)
Natália Cordeiro (doutoranda do PPGCP-UFPE)
Para saber mais acesse o site do evento.
O I Seminário Internacional Latino-Afro-Hispânico (SEMILLAH) tem como objetivo construir uma rede transnacional e interdisciplinar de circulação de saberes sobre as populações negras no espaço Latino-afro-hispânico, reunindo pesquisadores de diferentes partes do Brasil e das Américas. O seminário ocorre entre os dias 26 e 28 de novembro, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Cmapus Nova Iguaçu.
Pesquisadores, artistas, militantes, professores dos diferentes níveis, estudantes e demais interessadxs podem enviar suas contribuições até o dia 15 de novembro seguindo os eixos temáticos listados abaixo:
1. Narrativas latino-afro-hispânicas
Coordenação: Fernanda Felisberto (UFRRJ) e Amarino Queiroz (UFRN)
2. Construção de identidades e representações na experiência negra nas Américas
Coordenação: Julio Moracen (UNIFESP), Geny Ferreira Guimarães (UFRRJ) e Camila Daniel (UFRRJ)
3. Decolonialidade, educação intercultural e estudos afro-hispânicos
Coordenação: Viviane Antunes (UFRRJ) e Rafael dos Santos Lázaro (UFRRJ)
4. Movimentos sociais, raça e gênero
Coordenação: Profa. Joselina da Silva (UFRRJ) e Sheila Walker (EUA)
Para saber mais consulte o site.
Representatives of the German Research Foundation (DFG), the German Academic Exchange Service (DAAD) and the Alexander von Humboldt-Foundation (AvH) as well as the participating scientists Dr. Nicolas Wasser and Prof. Dr. Angela Alonso will give an insight into the German research landscape, funding schemes and collaboration opportunities.
12:00 Introduction
12:10 Testimonial and overview of the Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila)
Dr. Nicolas Wasser & Prof. Dr. Angela Alonso, Mecila
12:40 Funding Programmes of the German Research Foundation (DFG)
Maxi Neidhardt, DFG Office Latin America
13:00 Exchange and Fellowship Programmes of the German Academic Exchange Service (DAAD)
Maria Julia Torres, DAAD Regional Office in Rio de Janeiro
13:20 Opportunities offered by the Alexander von Humboldt-Foundation (AvH)
13:30 Q&A | Final Considerations
at the 42nd Annual Meeting of the ANPOCS
Date: October 25th, 2018, 12:00-13:30 / Venue: Room 3, Hotel Glória - Caxambu
A Mostra de Cinema Cárcere e Direitos Humanos exibirá seis documentários brasileiros sobre o encarceramento, o sistema prisional e os direitos humanos. O objetivo é propiciar um espaço de reflexão e diálogo entre o conhecimento acadêmico e a produção cinematográfica sobre o tema da privação de liberdade no Brasil.
O evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de outubro no Auditório do Bloco P, Campus Gragoatá da UFF, em Niterói - RJ.
A inscrição é gratuita e deve ser fetia através do site.
Confira a lista de cursos que serão oferecidos na 10º edição da IPSA-USP Summer School in Concepts, Methods and Techniques in Political Science, Public Policy and International Relations que acontecerá entre os dias 14 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019 na FFLCH-USP. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de outubro de 2018. Clique aqui para conferir as normas para inscrição nos cursos.
Está aberto o prazo para submissão de propostas de trabalho para o 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia que será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, entre os dias 9 e 12 de Julho de 2019. O tema geral do congresso é "Em que sociedades vivemos? A sociologia brasileira diante de novos desafios nacionais e globais contemporâneos".
Para conferir a chamada de trabalhos e mais informações sobre o 19º Congresso SBS, acesse: https://www.sbs2019.sbsociologia.com.br/
O Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP torna pública a chamada para a seleção de trabalhos científicos a serem apresentados no I Encontro de Pesquisa sobre Conflitos Internacionais (EPEC), cuja temática é Violência e (in)segurança em perspectiva transnacional e ocorrerá entre 12 e 14 de novembro de 2018 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP.
O evento será gratuito para apresentação de trabalhos e para ouvintes. A data limite para a submissão de propostas/resumos é dia 01/10/2018.
Para saber mais, acesse o site.
Com o objetivo de debater a atual situação das democracias latino-americanas, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) promoverá, nos dias 18 e 19 de setembro de 2018, o Seminário internacional Democracia e desigualdade na América Latina.
A conferência de abertura, Anatomia do novo Neoliberalismo, do sociólogo Christian Laval (Universidade de Paris Nanterre), tratará da racionalidade política que conforma o intenso e acelerado processo de transformação das democracias europeias. Na segunda noite, a mesa Impasses atuais da América Latina contará com a presença de conferencistas da Argentina, Bolívia, Brasil e México, que debaterão os possíveis cruzamentos entre as conjunturas político-econômicas vividas em cada um dos países.
O Seminário também constitui um ponto de partida para a criação de uma rede internacional de pesquisadores em torno da temática. A exemplo de iniciativas em outros lugares do mundo, a aposta é de que uma interconexão de pesquisadores atentos ao que ocorre nesta fase tão movimentada da história regional e mundial poderá se traduzir em importantes ganhos analíticos
O Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) tem o prazer de anunciar o calendário de seleção de alunos e alunas para o curso de Especialização em Política & Sociedade, turma 2019. O curso de pós-graduação lato senso oferece instrumentos teóricos e informacionais para pensar criticamente processos, atores e discursos que compõem o Brasil e o mundo contemporâneo.
As inscrições para o processo seletivo vão de 26 de novembro de 2018 a 1º de março de 2019.
Para mais informações, acesse o site.
A Articulação Discente para o Pensamento Brasileiro - USP convida para o seminário “Antonio Candido: 100 anos”, que ocorrerá na FFLCH USP entre os dias 10 e 13 de setembro de 2018.
O seminário tem como finalidade promover uma reflexão crítica e pública sobre o legado teórico e político de Antonio Candido e de seus colegas e discípulos. Além de abrir espaço para a exposição e para o debate dos trabalhos escolhidos, as sessões de comunicação do evento visam a contribuir para a sedimentação de redes de pesquisadores que tomem o pensamento político e social brasileiro como sua área de pesquisa e as reflexões de Candido como referência, seja no plano metodológico ou como objeto de análise.
Para conferir a programação, clique aqui.
A celebração dos 30 anos da constituição de 1988 sugere a retomada do debate sobre suas inovações no que diz respeito à criação ou reforma das instituições democráticas e à incorporação de políticas públicas universais como direitos sociais e da cidadania. O seminário destaca esses temas e analisa seus desdobramentos e suas consequências 30 anos depois.
Confira a programação no site
26 de setembro de 2018, a partir das 09h00 (mesa de abertura)
Rua Voluntários da Pátria, nº 107 - Botafogo
O filósofo, professor da Unicamp e pesquisador do Cebrap, Marcos Nobre, trata de Hegel, Teoria Crítica e seu mais recente livro ['Como nasce o novo?', editora todavia]. O Seminário acontece dia 31 de agosto, às 11h no Auditório Elza Berquó, localizado a Rua Morgado de Matheus, 615 - Vila Mariana - São Paulo.
O Departamento de Ciência Política da USP convida a todos a participarem do seminário "Ensaio sobre a alienação do negro: política, cultura e identidade em Frantz Fanon", que acontecerá no dia 30 de agosto, às 17h30, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
Na próxima segunda, 27 de agosto, no Auditório da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, acontecerá o lançamento do livro 'Irmãos - Uma História do PCC' [Cia. das Letras] de Gabriel Feltran, sociólogo, professor da UFScar e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole. Feltran participará também de um bate papo sobre o livro com Paula Miraglia, diretora do Nexo Jornal.
A Comissão Organizadora do XX Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR), sob o tema geral Feminismos, produção de conhecimento e ativismos, convida pesquisadoras(es) e ativistas que desenvolvam estudos ou atividades sobre mulher e relações de gênero, a enviarem propostas de trabalho para compor a programação dos grupos de trabalho do evento.
Prazo até 3/9/2018. O XX Encontro da REDOR será realizado de 4 a 7/12/2018, na UFBA, Salvador, BA, Brasil. Os proponentes deverão observar o cronograma e os prazos que regem a Chamada Pública, registrando suas colaborações exclusivamente pelo site oficial do XX Encontro da REDOR
TEMA:
Estado e Democracia no século XXI: Onde estamos e para onde vamos?
Eleições no Brasil. 2018: o que saiu das Urnas?
O II Seminário Internacional de Ciência Política (II SICP) dá continuidade aos esforços do PPGCP de promover espaços de debate acadêmico, apresentação de trabalhos e intercâmbio científico, sucedendo o I Seminário Internacional de Ciência Política que debateu o Estado e Democracia em mudança no Século XXI. Tais seminários internacionais são a continuidade e a evolução das cinco edições do Seminário Nacional de Ciência Política, também organizados pelo programa.
Para saber mais, acesse o site do evento.
Em mais uma edição da série Diálogos Cebrap/Folha, o ministro do STF Luis Roberto Barroso e o professor Fernando Limongi debatem sobre os 30 anos da Constituição brasileira. Mediação do jornalista Uirá Machado.
Mais informações, acesse o site
Entre os dias 7 e 9 de novembro acontecerá o IV Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão na UFGD, em Dourados-MS.
Até o dia 20 de agosto serão divulgadas as propostas de grupos de trabalhos aceitas e será aberto o prazo para submissão de propostas de trabalhos para ss GTs programados.
Para mais informações e inscrições, acesse: http://prisoes2018.sinteseeventos.com.br
A ABEC realizará no período de 11 a 14 de setembro de 2018, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da Universidade de São Paulo, o ABEC MEETING 2018 com o tema Future Scenarios for Scientific Publishing.
Visando atender às expectativas dos participantes, a ABEC desenvolveu uma programação abrangente buscando oferecer desde os fundamentos da editoração científica, até o debate de tópicos mais avançados alinhados com o cenário internacional. Desta forma, o ABEC MEETING reunirá em um só evento o que de melhor vinha sendo apresentado nos Cursos de Editoração Científica, nos Workshops de Editoração Científica e nos Encontros Nacionais de Editores Científicos.
Por meio de palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa, o ABEC MEETING 2018 propiciará aos participantes um ambiente para troca de experiência e compartilhamento de conhecimento. Serão disponibilizadas informações sobre as melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas, contribuindo assim na formação daqueles envolvidos com a produção de um periódico científico.
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Blog da BVPS convida para a "Jornada de Estudos sobre oralidade e escrita. Homenagem a Andrea Daher", a ser promovido pelo Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ no dia 7 de agosto, terça feira, no Salão Nobre do IH-IFCS (Largo de São Francisco, número 1). O evento terá a participação de Marcello Moreira (UESB), Hélio de Seixas Guimarães (USP), André Botelho (PPGSA-UFRJ) e Roger Chartier (Collège de France). Na ocasião, será lançado o livro Oral por escrito.
Programação:
“Uma história das práticas letradas” (às 10 horas)
Marcello Moreira (UESB), Hélio de Seixas Guimarães (USP), André Botelho (PPGSA-UFRJ)
“Oralidade e escrita: entre transmissão e transcrição” (às 14 horas)
Roger Chartier (Collège de France)
O Ciclo de Palestra IESP-UERJ 2018 inaugura, no próximo dia 13 de agosto, às 14 horas, no IESP, seu segundo semestre de atividades com a Palestra “Filiação partidária e a questão do Partidarismo no Brasil”, com David Samuels da Universidade de Minesota; Cesar Zucco Júnior da Fundação Getúlio Vargas e Pedro Floriano Ribeiro da Universidade Federal de São Carlos. A Mediação é do professor Fabiano Santos, do IESP. Após a palestra, haverá o lançamento do livro “Partisans, Antipartisans e and Nonpartisans – Voting Behavior in Brazil” , autoria de David Samuels e César Zucco Jr.
O Evento é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia. O IESP fica na rua da Matriz, 82, Botafogo.
O Blog da BVPS convida para a palestra “Luzia Homem, de Domingos Olympio: criação de um mito mulher”, a ser proferida por Maria Laura Cavalcanti (UFRJ), na Academia Brasileira de Letras, Teatro R. Magalhães Jr. (Av. Presidente Wilson, n. 203, Castelo, Rio de Janeiro) no dia 9 de agosto, quinta-feira, às 17h30.
*Gravura de Clóvis Graciano, retirada do livro Luzia Homem de Domingos Olympio, Editado pelos Cem Bibliófilos do Brasil, 1947.
O evento, organizado por pesquisadores da PUC-SP, Unimontes, CEM, UFABC e Unicamp, em conjunto com a Missão Paz, presta uma homenagem a esse importante sociólogo de origem argelina e reputação internacional, que nos deixou relevantes contribuições para os estudos migratórios. Através de três dias de debates - com Conferências, Mesas Redondas e Grupos de Trabalho - e intenso diálogo entre especialistas nacionais e internacionais em estudos migratórios e nos trabalhos de Sayad, o evento pretende refletir sobre as seguintes perguntas: Qual a contemporaneidade do pensamento de Sayad para os estudos migratórios em desenvolvimento? Como seus conceitos, categorias de análise e métodos de pesquisa têm contribuído para o avanço dos estudos migratórios?
As inscrição são grauitas e devem ser feitas pelo site do evento.
https://abdelmaleksayad.wixsite.com/20anosdepois
A Comissão Organizadora do 6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia torna público o presente edital e convida professores da Educação Básica, demais professores e pesquisadores, alunos de graduação e licenciandos em Ciências Sociais a realizarem suas inscrições no evento e apresentarem propostas de trabalho para as sessões de pôsteres, grupos de trabalho e oficinas pedagógicas.
Cronograma
Inscrições de trabalhos, pôsteres e oficinas pedagógicas: até 30 de julho de 2018
Resultados trabalhos, pôsteres e oficinas aprovados: 13 de agosto de 2018
Acesse https://ensoc2018.sinteseeventos.com.br para conferir as regras gerais para submissão de propostas de trabalho.
Já estão com inscrições abertas os cursos do cebrap.lab para o segundo semestre de 2018. A iniciativa tem como objetivo difundir conhecimento analítico através de um programa de cursos aplicados de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa em Ciências Sociais. O cebrap.lab é destinado a pesquisadores que desejam atualizar seus conhecimentos, estudantes ou gestores públicos ou privados que lidam com pesquisa ou análise de informação.
Os cursos são pensados como laboratórios, com foco em grupos pequenos de participantes, possibilitando uma entrada prática no tema ou ferramenta em questão, contemplado exercícios práticos e experimentações. Os laboratórios são ministrados por pesquisadores que utilizam empiricamente a ferramenta em questão em suas pesquisas. Além de aspectos operacionais relacionados ao uso das técnicas, cada curso também envolve uma discussão introdutória sobre o método ou ferramenta, seus pontos fortes e limitações e os casos de pesquisa para os quais eles são mais adequados.
Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos, Métodos e Técninas em Ciência Política, Políticas Publicas, Relações Internacionais de 14 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019.
Chamada para inscrições da oitava edição vai até 10 de outubro de 2018
A programação da 10ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2019 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Os cursos oferecerem um treinamento rigoroso sobre diferentes aspectos da pesquisa empírica em Ciências Sociais, com questões teóricas e práticas que refletem o estado-da-arte sobre temas como o desenho e o desenvolvimento de pesquisas empíricas e análise de dados, contribuindo para a qualificação dos alunos de pós-graduação, jovens pesquisadores e professores. A 10ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 acontecerá na Universidade de São Paulo entre 14 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019.
No próximo dia 20, a partir das 14h, o Cebrap sedia o lançamento da pesquisa "Tráfico de drogas entre as piores formas de trabalho infantil: mercados, famílias e rede de proteção social".
A pesquisa discute o trabalho infantil no tráfico de drogas e em outros mercados informais, as condições de vida das famílias e os dilemas de implementação da Política Socioeducativa em Meio-Aberto na cidade de São Paulo. Trabalho de campo, reconstrução de trajetórias, aplicação de questionários e mapas georreferenciados foram utilizados na pesquisa realizada em Sapopemba [Zona Leste], Vila Maria [Zona Norte] e Sé [Centro].
Coordenação: Ronaldo Almeida e Ana Paula Galdeano
Pesquisadores: Deborah From, Paulo Malvasi, Gregório Diniz, Evorah Cardoso, Thiago Godói e Daniel Waldvogel
Dia 20/06, às 14h
Cebrap - Auditório Elza Berquó
Rua Morgado de Mateus, nº 615 - Vila Mariana
Está aberto o prazo para submissão de propostas de trabalho para o 9º ENEC. Sob a temática "CONSUMO E GÊNERO: Repensando o consumo a partir da produção da diferença" o encontro acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro de 2018 na Escola Superior de Propaganda e Marketing no Rio de Janeiro-RJ.
As propostas devem ser submetidas primeiramente sob a forma de resumos expandidos. Os coordenadores de cada GT selecionarão aqueles que serão apresentados no evento sob a forma de pôster ou apresentação oral, a partir de uma avaliação da qualidade acadêmica de cada resumo e de sua aderência à ementa do GT.
Acesse a chamada de trabalhos e envie seu resumo.
Entre os dias 10 e 13 de julho acontecerá na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em São Paulo-SP a IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais com a temática "Crise do capitalismo, novas e velhas formas de protesto". Acesse o sistema online de inscrições para conferir a programação completa da conferência.
Inscrevendo-se antecipadamente é possível garantir descontos na taxa de inscrição.
Para mais informações, acesse o site do evento.
O cebrap.lab é um programa de cursos aplicados de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa em Ciências Sociais. Esta iniciativa é destinada a pesquisadores que desejam atualizar seus conhecimentos, estudantes ou gestores públicos ou privados que lidam com pesquisa ou análise de informação.
Entre os dias 18 e 22 de junho, o Cebrap recebe o último curso do semestre do projeto. O curso 'Análise de redes utilizando Pajek' tem como objetivo apresentar conceitos gerais da análise de redes sociais, suas potencialidades, modos de operacionalização e limitações, de modo a permitir que os participantes do curso sejam capazes de utilizar essa metodologia em suas pesquisas. Serão enfatizados principalmente os aspectos operacionais da metodologia, de modo que os participantes entendam todos os passos presentes na utilização dessa metodologia: desde a coleta dos dados relacionais e leitura dos dados pelo programa à realização de medidas e visualização das redes. Essa atividade será desenvolvida com o uso do software Pajek, programa especialmente desenvolvido para a visualização e análise de dados relacionais.
Saiba mais e inscreva-se no http://cebrap.org.br/cebrap-lab/
Itinerários para uma esquerda democrática é uma coletânea de artigos e ensaios, nos quais o autor, Alberto Aggio, percorre os principais temas que perpassaram a realidade brasileira nos últimos anos. Eles relatam o processo de modernização vivido pelo país no último século. Influenciados pelo pensamento de Antonio Gramsci, os escritos registram que em nossos ciclos de crescimento econômico não fomos capazes de construir uma sociedade moderna. No início de 2003, a posse de Lula parecia anunciar uma luz sobre nossos problemas. Todavia, após uma década, as ruas foram tomadas por multidões difusas e insatisfeitas com os rumos da política. O início do segundo mandato de Dilma Rousseff se apresentou como o anticlímax do petismo. Tal cenário se agravou em razão do colapso provocado pela opção ao modelo nacional-desenvolvimentista, que reverteu investimentos estatais na criação artificial dos “campeões nacionais”. Baseado em fatos, Aggio aponta que a década petista abandonou a possibilidade de transformar o país, aliando-se ao atraso e colocando-o novamente na encruzilhada diante da modernidade. A resposta sugerida no livro reside na construção de uma esquerda democrática capaz de valorizar a política e promover um reformismo, marcado por um desenvolvimento econômico sustentável, aliado à igualdade, liberdade e respeito pelo indivíduo.
Palestrantes:
Prof. Dr. Alberto Aggio
Prof. Dr. Rogério Baptistini
Prof. Dr. Vinícius Müller
Debate CEDEM, com lançamento de livro, dia 07/06/2018 – Quinta-feira – 18h30, na Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé).
O seminário The effects of resource nationalism on public accountability in oil exporting countries, ministrado por Guillaume Fontaine (FLACSO), acontece dia 17 de maio, às 17:30, na sala 14 do Departamento de Ciência Política da USP. O seminário será transmitido ao vivo pelo yourube.
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/pyyGpwEjmyQ
Para mais informações, acesse o site do DCP.
O Itaú Unibanco, apoiador da causa da mobilidade urbana, e o Cebrap [Centro Brasileiro de Análise e Planejamento] convidam para o evento de lançamento do estudo “Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo” no próximo dia 10 de maio. O evento acontece no Itaú Cultural, com a presença da superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco Luciana Nicola e dos autores do estudo, Carlos Torres Freire, Victor Callil e Graziela Castello.
Data: 10 de maio - Quinta-feira
Horário: 9h30
Local: Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - São Paulo - SP.
De 16 a 19 de maio ocorrerá em São Paulo, mais precisamente na Unifesp e no Hotel Green Place, a International Conference on Policy Diffusion and Development Cooperation. A Conferência receberá os maiores especialistas destas áreas, bem como um grupo de participantes provenientes de distintas regiões do mundo [China, Camarões, Chile, Colômbia, Alemanha, Austrália, Inglaterra, França, Canadá, Estados Unidos, entre outros]. Entre os palestrantes estão Diane Stone [University Camberra], David Dolowitz [University Liverpool], Jennifer Robinson [University College London], Michael Howlett [Simon Frase University], Anthony Pereira [King’s College London] e David Dumoulin [IHEAL-Sorbonne Nouvelle]. A conferência será toda em inglês e o Cebrap é um dos apoiadores do evento.
Para mais informações, acesse o site do evento
As inscrições para o ABEC Meeting 2018 estão abertas.
O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, no Auditório do CDI, da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, com o tema Future Scenarios for Scientific Publishing.
Inscrições e mais detalhes em http://meeting18.abecbrasil.org.br/.
A primeira característica desta obra é a de ter sido redigida “sob o calor dos acontecimentos”, entre 15 de maio e 10 de junho. Desprendendo-se de qualquer dogmatismo interpretativo, Claude Lefort, Cornelius Castoriadis e Edgar Morin buscam apreender a novidade de Maio partindo das características sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade contemporânea. Não é busca de um consenso interpretativo que os guia. Nesta reunião, a singularidade e autonomia de análise constitui um quadro complexo e multifacetado que fornece ao leitor distintas vias de acesso aos “acontecimentos” de Maio de 68. Mas não apenas.
O V Encontro das Ciências Sociais no Norte de MG, acontece entre os dias 24 e 26 de julho na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG). O prazo para submissão de propostas de Grupos de Trabalhos encerra-se no dia 06 de maio, domingo. Poderão enviar propostas pesquisadoras(es) com titulação mínima de mestre.
Para mais informações, acesse o site
O Blog da BVPS convida para o lançamento do livro “Cultura Brasileira Hoje: Diálogos” que ocorrerá no dia 16 de abril, às 19 horas, na livraria da Travessa Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Shopping Leblon) e terá mesa-redonda com as pesquisadoras do setor de Filologia da FCRB Flora Süssekind e Tânia Dias, coordenadoras do projeto, ao lado de nomes como Bia Lessa, Ronaldo Brito, Carlito Azevedo, Arjan Martins, José Rezende e Silviano Santiago.
O Cebrap, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, convida para o lançamento do livro "Como Nasce o Novo", Editora Todavia, de autoria do filósofo e pesquisador, Marcos Nobre, trata-se de um mergulho interpretativo na 'Fenomenologia do Espírito' de Hegel.
Local: Livraria da Vila, Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista - São Paulo - SP
Data/Horário: 17 de abril, terça, 19h30
Seminário CEBRAP - 'Democracia hoje' com José Arthur Giannoti (Cebrap/USP) e Marcos Nobre (Cebrap/Unicamp)
Informamos que o seminário "Democracia Hoje", que seria realizado amanhã [dia 13/04], no Cebrap, foi adiado e será reagendado oportunamente.
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ convida para sua Aula Inaugural do ano letivo 2018, “Segurança ou Proteção: Politicas do medo e policiamento de exceção”, ministrada pela Profa. Jacqueline Muniz, Antropóloga, Cientista Política e Especialista em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O evento faz parte do Ciclo de Debates e Seminários do PPGSP e acontece na Universidade Candido Mendes, Rua da Assembléia, 10, sala 507 - Auditório Josué de Castro, no dia 23 de março, às 17 horas. Entrada franca, sujeita à lotação. Para emissão de certificados, necessário inscrição no site https://www.iuperj.org/inscricoes-aula-inaugural
SEMINÁRIO ESPECIAL Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) na Universidade de São Paulo
Community as Urban Practice: An attempt to theorize community in a globalizing urban world
TALJA BLOKLAND . quinta . 29/3 . sala 118 . 18h . FFLCH . USP
A Editora Unesp selecionou mais de 400 títulos para levar à I Feira do Livro da Unesp com desconto de 50%. O evento ocorre dos dias 11 a 14 de abril, no câmpus da Unesp de São Paulo, ao lado da estação Barra Funda do Metrô.
A Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM/PUC-Rio) e o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro realizarão o workshop “Peace Operations and Peace Agreements: Experiences from the Global South” em 28 de maio de 2018, no BRICS Policy Center (Rio de Janeiro, Brasil).
Evento de protesto contra os sucessivos cortes no orçamento que estão tornando a atividade científica inviável no Brasil conta com o apoio de divulgadores científicos, além de instituições de ensino e pesquisa.
A partir das 15h do dia 8 de outubro, domingo, cientistas se reunirão em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, para protestar contra os sucessivos cortes no orçamento que estão tornando a atividade científica inviável no Brasil. A terceira edição da Marcha pela Ciência é coordenada pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC). Entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apoiam a iniciativa. O evento também conta com o apoio de vários divulgadores científicos, como Iberê Thenório, Portal Deviante, Canal do Pirula, Bricking Science e vários outros, além dos organizadores da etapa brasileira do festival Pint of Science.
Lília Schwarcz convida a todos para o lançamento do seu livro Lima Barreto: triste visionário, que ocorrerá no dia 21 de agosto, no Salão Nobre do IFCS (Largo de São Francisco de Paula), no Rio de Janeiro.
No dia 28 de julho, sexta-feira, ocorrerá no 18º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia o VI Encontro de Editores em Ciências Sociais, coordenado por Maíra Baumgarten (PPGS-UFRGS) e Anete Ivo (UFBA).
O Fórum de Editores em Ciências Sociais tem como objetivo manter aberto um espaço de debates sobre as atividades ligadas à edição de livros e de periódicos em Ciências Sociais, visando consolidar o campo da edição na área. Pretende-se, com esse encontro, trazer á tona o desenvolvimento das atividades de edição de livros e periódicos e também os problemas e impasses enfrentados por editores e pesquisadores envolvidos com as atividades de divulgação científica.
A atividade, ainda, identificar o lugar ocupado pelas atividades de edição nos processos avaliativos das instituições der ensino e pesquisa e das agências de gestão e fomento da ciência e tecnologia, visando incentivar o debate sobre a relevância dessas atividades para o avanço da área no país.
Dia: 28/07 - sexta-feira
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília - DF
Horário: 19h10 às 21h00
Para mais informações, acesse o site.
A Sociedade Brasileira de Sociologia convida a todxs para o 18º Congresso de Sociologia, que terá como eixo temático para organização de seus trabalhos a seguinte indagação: Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos, nacionais e globais.
A temática do 18º Congresso pretende também estimular a análise sobre as formas como vem se processando a constituição de um espaço transnacional de produção da sociologia, perceptível através do intenso fluxo de pesquisadores e de ideias, que se estendem para além das fronteiras nacionais e da realização de conferências e simpósios internacionais, com a participação de sociólogos de diferentes partes do mundo. A temática selecionada pelo Congresso visa, sobretudo, instigar a realização de trabalhos e da reflexão sobre a sociologia produzida no Brasil nos últimos anos e sobre sua inserção neste espaço internacional.
Data: 26 a 29 de julho de 2017
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília - DF
Para mais informações, acesse o site
A Editora FGV e a Livraria da Travessa convidam para o lançamento do livro: Cidade de Deus - a história de Ailton Batata, o sobrevivente, de autoria de Alba Zaluar e Luiz Alberto Pinheiro de Freitas. O lançamento acontecerá no dia 01 de junho, quinta-feira, às 19h, na Livraria da Travessa, localizada na Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ.
4 de Maio de 2017 às 10 horas
Seminário do Departamento de Ciência Política (DCP-USP) em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid)
Capital social e ação coletiva em contextos comunitários urbanos, por Silvio Salej Higgins (UFMG)
Sala 8, Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais (FFLCH-USP), Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, Campus Butantã.
Conferência CEDEM - 10/05/2017 – 4º feira – 18h30
O brasilianista John French, da Duke University (EUA), resgatará questões sociais e políticas do país surgidas durante o século XX, a partir do itinerário do metalúrgico Eloy Martins (1911-2005), neto de escravos africanos, nascido no Estado do Rio Grande do Sul. Desde cedo Martins identificou-se com o movimento revolucionário brasileiro, cujo impulso foi muito influenciado pela Revolução Russa de 1917. Em 1928 ingressou no Bloco Operário e Camponês (BOC) e, em 1933, no Partido Comunista do Brasil (PCB).
Martins militou entre os operários do Sul. Atravessou as ditaduras do Estado Novo (1937 – 1945) e a Militar (1964 – 1985). Viveu na clandestinidade. Foi preso em 1971, em São Paulo, na região do ABC, aos 60 anos de idade. Foi torturado e permaneceu encarcerado até 1973. “Sua vida ilumina a influência exercida pela Revolução Russa nos movimentos de esquerda do Brasil”, assinala French, que considera o evento de 1917 um ícone da modernidade global do qual se originou o mais ambicioso movimento político internacional.
"Complexidade Socioespacial e Subjetividades Emergentes na Periferia Urbana", por Matthew Richmond
O pesquisador Matthew Richmond, quem realiza o seu pós-doutorado no CEM/Cepid, realiza no final da tarde do dia 3 de maio a apresentação "Complexidade Socioespacial e Subjetividades Emergentes na Periferia Urbana". O evento integra a série de seminários CEM realizados por pesquisadores pós-doutorandos e acontecerá na Cidade Universitária-Campus Butanã, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Sala 8.
A Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC Brasil realizará entre os dias 21 e 23 de julho de 2017, o XXV Curso de Editoração Científica. O curso visa capacitar os envolvidos em publicação de artigos científicos para atribuição de qualidade aos periódicos brasileiros. Por meio de palestras, mesas-redondas e minicursos, serão abordados os temas fundamentais para publicação científica. Os palestrantes com larga experiência em publicação científica e/ou gestão de periódicos disponibilizarão conhecimento para os participantes enfrentarem os desafios impostos para a publicação dentro das regras exigidas pela comunidade científica.
Para mais informações, acesse o site
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) convida estudantes de Graduação, Pós-Graduação e jovens Doutores a participarem da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Metodologia em Ciências Humanas.
A ESPCA é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que financia a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.
A ESPCA em Metodologia em Ciências Humanas será realizada de 10 a 21 de julho de 2017 na Unicamp (Campinas, São Paulo, Brasil). Os cursos serão ministrados em língua inglesa, com um total de 20h cada, e os estudantes selecionados serão integralmente financiados pela Fapesp1. Além de participar dos cursos, os alunos deverão apresentar as pesquisas que desenvolvem em workshops.
ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais CNPJ nº 29.978.236/0001-89 |
||
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - 1º andar |
![]() |
+55 (11) 30914664 / 30915043 / 30914728 anpocs@anpocs.org.br |